Brasil

Procon orienta consumidores sobre novas regras para serviços de telecomunicações

Divulgação
Divulgação

O Procon Maceió orienta a população sobre a entrada em vigor, nesta segunda-feira (1°), do novo Regulamento Geral de Direitos dos Consumidores de Serviços de Telecomunicações que foi aprovado na forma da Resolução n° 765/2023 e reforça os principais pontos que os consumidores de telefonia móvel e fixa, TV por assinatura, Internet fixa deverão estar atentos.

Os novos contratos de serviços de telecomunicação poderão conter cláusulas de renovação automática do plano/oferta ao fim do período de vigência e mesmo de migração para outra oferta similar, caso a original tenha saído de comercialização.

Contudo, é necessário garantir o direito à informação ao consumidor e esta migração automática só ocorrerá, caso a empresa avise, notifique o consumidor no prazo mínimo de 30 dias, e não obtenha resposta, de modo que essa migração será sempre para oferta similar à anterior e sem fidelização por período determinado de tempo.

Quando o consumidor der anuência a esta migração, poderá ser fixado período de fidelização pela empresa de telecomunicação.

Uma novidade é que as operadoras poderão comercializar planos/ofertas digitais, em que todos os canais de atendimento disponíveis aos consumidores ocorrerão em ambiente virtual, excetuando quando houver indisponibilidade dos canais digitais.

Em se tratando de regras de inadimplência, o novo RGC só permite rescisão contratual após 60 dias de suspensão por inadimplência do consumidor.

Outro aspecto que merece destaque é que a fatura do plano/oferta apresentará novo formato a fim de conferir mais transparência à relação de consumo. Nela deverá constar um resumo das principais condições da oferta de serviço como preço, franquias, velocidades e condições de uso.

Ainda é importante frisar que há proibição do reajuste do plano/oferta com menos de 12 meses de contrato, de acordo com a Lei 10.192/01.

Diante de tantas mudanças, a diretora-executiva do Procon Maceió, Cecília Wanderley, reforça que neste momento, o órgão tem se preocupado em difundir as informações mais relevantes que vão ser sentidas pelos consumidores, a fim de que a população tome conhecimento e acione o Procon quando identificar práticas divergentes e abusivas. “Toda a equipe do Procon Maceió está recebendo treinamento sobre o novo RGC e o consumidor que perceber algum prejuízo, deve buscar o atendimento do Procon Maceió para resguardar seus direitos” , afirma.

O Procon Maceió disponibiliza os canais virtuais de atendimento para dúvidas, reclamações e orientar sobre os direitos dos consumidores pelo Whatsapp (82) 9 8882-8326 e também no número 0800 082 4567, além dos sete núcleos de atendimento presenciais nas diversas localidades da capital alagoana.

Ultimas Notícias

Relacionados

Um jipe desgovernado atropelou ao menos quatro pessoas que acompanhavam o desfile cívico de 7

Um jipe desgovernado atropelou ao menos quatro pessoas que acompanhavam...

O governo federal anunciou nessa quinta-feira (4) o programa Gás do Povo, que garantirá gás

O governo federal anunciou nessa quinta-feira (4) o programa Gás...

Após constatação de possíveis irregularidades no requerimento do Seguro-Defeso do Pescador Artesanal em diferentes locais

Após constatação de possíveis irregularidades no requerimento do Seguro-Defeso do...

Um jipe desgovernado atropelou ao menos quatro pessoas que acompanhavam o desfile cívico de 7

Um jipe desgovernado atropelou ao menos quatro pessoas que acompanhavam...

O governo federal anunciou nessa quinta-feira (4) o programa Gás do Povo, que garantirá gás

O governo federal anunciou nessa quinta-feira (4) o programa Gás...

plugins premium WordPress

|

Cookies & Privacidade

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.