Marechal Deodoro

Foco na natureza: Barco Escola do IMA promove travessia de conhecimento e respeito ao meio ambiente

Passeio proporcionou vivência no Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba, localizado em Marechal Deodoro

Benvau Fon
Benvau Fon

“A gente deve proteger o mangue e a vida aquática”. Esse foi o veredito de Miguel Alfredo, de apenas 13 anos, após participar do Projeto Navegando com o Meio Ambiente, popularmente conhecido como Barco Escola, iniciativa do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL). 

Seu encanto pelas paisagens naturais deu o tom da experiência no passeio, sempre com os olhinhos atentos às explicações sobre o Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM), localizado em Marechal Deodoro, dentro da Área de Proteção Ambiental de Santa Rita, uma das Unidades de Conservação do estado.

Para Josielma Araújo, geógrafa e responsável pelo projeto, sensibilizar a população sobre a relevância das lagunas é uma das missões do Barco Escola. “Sempre buscamos conscientizar principalmente as crianças que são o nosso futuro, despertando essa visão crítica em relação ao impacto da ação humana no meio ambiente e o que podemos fazer a respeito para reverter esse quadro”, explicou a especialista. 

Nessa travessia regada a muito conhecimento, Miguel veio para acompanhar seu pai, Pablo de Luca, jornalista e repórter fotográfico, um dos premiados na VIII edição do Concurso de Fotografia Ambiental, realizado pelo IMA em junho deste ano. 

Para ele, a oportunidade do passeio veio em forma de saída fotográfica, além de ter um tempo de qualidade com o filho e a esposa Patrícia. “O passeio foi maravilhoso, foi muito interessante para conhecer e valorizar nossas riquezas naturais, porque preservamos aquilo que conhecemos”, destacou o fotógrafo.

Pablo conta que já trabalha com fotografia ambiental há algumas décadas, sendo uma de suas especialidades. O interesse em contemplar o meio ambiente, por meio da arte da fotografia, foi passada de pai para filho durante o percurso.

“Ele não poderia deixar de vir. Miguel adora essas experiências com a natureza. Aproveitei a oportunidade para fotografar e também deixar ele experimentar a câmera e fazer seus próprios registros. Foi uma interação enriquecedora em todos os sentidos”, complementou Pablo.

Paixão pela fotografia e pelo meio ambiente

Entre os 48 semifinalistas da edição de 2025 do Concurso de Fotografia Ambiental do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), está o gestor ambiental e também fotógrafo amador, Djalma Alves, que concorreu com uma fotografia sobre o CELMM. 

“Foi muito gratificante participar do concurso e contribuir com a proteção e preservação desse complexo tão importante. No meu trabalho, pude envolver a comunidade local e o meio ambiente em minha fotografia”, contou.

No passeio do Barco Escola voltado a esse público do concurso, ele fez novas fotografias do lugar, revisitando esse olhar. “Fiquei muito feliz e honrado em participar do passeio. É um projeto extremamente satisfatório que traz essa urgência na proteção e preservação desse complexo que é tão importante para o nosso meio ambiente”, reforçou o gestor ambiental.

Mas, para Djalma, o Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba vai além de um simples clique imediato: é parte afetiva em sua vida. Ele nasceu e cresceu no bairro Vergel do Lago, na capital Maceió, região localizada às margens da Lagoa Mundaú.

Cercado pela laguna e sabendo da importância socioeconômica dela na vida de sua comunidade, Djalma fez o curso de Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL), em Marechal Deodoro. A fotografia chegou para ele como hobby e posteriormente a partir de seu trabalho na área ambiental, atuando na observação de pássaros. 

“Faço muita atividade em campo e sempre levo a câmera para trabalho e também fazer minhas próprias fotografias”, explicou o fotógrafo. Instigado pelas belezas naturais de Alagoas, foi a partir de 2023 que Djalma começou a fazer fotografias de forma profissional. 

“Hoje tenho um olhar mais diferenciado, atento a essas questões mais técnicas também. Estou sempre tentando aprender com outros profissionais da área e me aprofundar a partir dessas oportunidades como o concurso com o objetivo de conquistar mais espaços”, ressaltou. 

Sobre o Barco Escola

O projeto Navegando com o Meio Ambiente, mais amplamente conhecido como Barco Escola, é uma aula em campo embarcada que percorre as belezas naturais do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba. Desde 2009, o projeto contempla estudantes de escolas e universidades da rede pública e privada, associações comunitárias e outros segmentos da sociedade.

Ao longo do percurso, a equipe multidisciplinar do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) traz explicações sobre a importância socioeconômica e ambiental do lugar.

“É um projeto aberto a toda sociedade no qual explicamos sobre o manguezal, sobre as características ambientais desse local, e os impactos ambientais também, apresentando de uma forma geral o que é o CELMM”, ressaltou a geógrafa Josielma Araújo, que conduz a atividade. 

A iniciativa promove a Educação Ambiental disseminando conhecimento e sensibilizando a população, além de contribuir para o monitoramento da área. “O Complexo é um importante ecossistema de Alagoas e o principal recurso hídrico da Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita”, reforça Josielma.

Como participar do projeto?

O Barco Escola atende a grupos organizados de, no mínimo 35 e no máximo 40 pessoas. Para participar, é preciso realizar um agendamento prévio do passeio. A solicitação é feita pelo Portal IMA+. 

Todos os participantes devem utilizar roupas adequadas durante o passeio, sendo proibida a utilização de roupas de banho. No caso de passeio com criança, ela deve ter acima de 10 anos de idade.

Sobre o Concurso de Fotografia Ambiental

O Concurso de Fotografia Ambiental do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) é uma iniciativa que busca incentivar a produção fotográfica voltada para a conscientização ambiental e a valorização da biodiversidade do estado. Criado em 2015, o concurso tem sido realizado anualmente, proporcionando aos fotógrafos amadores e profissionais a oportunidade de registrar e divulgar imagens que destacam a relação entre o homem e o meio ambiente.

Ultimas Notícias

Relacionados

Na manhã do dia 6 de setembro de 2025, por volta das 11h50, a guarnição

Na manhã do dia 6 de setembro de 2025, por...

Um homem foi preso em flagrante na noite deste sábado (06) por embriaguez ao volante

Um homem foi preso em flagrante na noite deste sábado...

Um homem identificado apenas pelo apelido de “Jhon Leno” foi vítima de uma tentativa de

Um homem identificado apenas pelo apelido de “Jhon Leno” foi...

Na manhã do dia 6 de setembro de 2025, por volta das 11h50, a guarnição

Na manhã do dia 6 de setembro de 2025, por...

Um homem foi preso em flagrante na noite deste sábado (06) por embriaguez ao volante

Um homem foi preso em flagrante na noite deste sábado...

plugins premium WordPress

|

Cookies & Privacidade

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.