
O Governo Federal identificou três novas drogas em circulação no Brasil. De acordo com o Sistema de Alerta Rápido sobre Drogas (SAR), duas das substâncias foram encontradas em um produto industrializado estrangeiro, o Magic Mushroom Gummies (“gomas de cógumelos mágicos”), da marca TRE House. Embora sejam inéditas em solo brasileiro, essas drogas já haviam sido detectadas em países, como Chile, Canadá e Bélgica.
A terceira substância é o N-pirrolidino protonitazeno, um opióide sintético, da classe dos Nizatenos, que foi identificado nos exames de um usuário em Campinas (SP). Essa já havia sido verificada no Canadá, França e Alemanha.
As três substâncias foram incluídas nos controles nacionais 19 dias após a notificação da circulação das drogas no Brasil, prazo considerado ágil e eficaz pelo SAR, que também monitora as tendências de consumo dessas drogas, a fim de auxiliar políticas públicas. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também já incluiu as substâncias na lista de psicotrópicos proibidos.