
Desde o dia 1º de dezembro, o eleitor alagoano ganhou mais liberdade para regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral. O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) instituiu o atendimento regionalizado, permitindo que serviços como alistamento, revisão, transferência e segunda via sejam realizados em qualquer Cartório Eleitoral, Central ou Posto de Atendimento do estado, independentemente de onde o eleitor vota.
A mudança, oficializada pela Resolução nº 16.538/2025, tem como objetivo desburocratizar o sistema e facilitar a vida da população, especialmente daqueles que têm dificuldade de deslocamento ou residem em municípios com alta demanda.
Foco no prazo final A iniciativa também é uma estratégia para evitar transtornos na reta final do fechamento do cadastro eleitoral, marcado para o dia 06 de maio.
O corregedor regional eleitoral do TRE/AL, desembargador Klever Loureiro, destaca que a medida segue uma tendência nacional de modernização:
“A mudança acompanha práticas já adotadas com êxito por outros Tribunais Regionais Eleitorais e reforça o compromisso da Justiça Eleitoral com a melhoria contínua da prestação de serviços à sociedade. Nosso objetivo é melhorar o fluxo de atendimento (…), diminuindo as históricas filas dos últimos dias.”