Blog do Popa

Atleta, professor e surfista desde os seis anos: saiba quem é Deno Rocha que salvou mulher de afogamento em Marechal Deodoro

Reprodução
Reprodução

A relação do ser humano com a água é natural e profunda. Embora não sejamos animais aquáticos, o contato com a água começa ainda na barriga, quando o bebê está na bolsa amniótica, envolto em um líquido repleto de nutrientes. Para algumas pessoas, esse vínculo não termina com o nascimento — pelo contrário, pode se intensificar ao longo da vida.

Denisson Rogério dos Santos, conhecido como “Deno Rocha”, é um exemplo desse vínculo. Com 30 anos, o surfista que salvou uma banhista que se afogava na Praia do Francês, em Marechal Deodoro, recorda que sua conexão com o mar começou aos seis anos de idade.

“Eu surfo desde os seis anos. Aqui na Praia do Francês, a gente brinca que todo mundo é pescador ou surfista. Eu escolhi o surf, mas tenho familiares que são pescadores. A minha vida é essa. Sou atleta, participo de competições profissionais e também sou professor de surf há cinco anos”, conta Deno.

Na última sexta-feira (22), enquanto observava o mar e conversava com amigos sobre as ondas, Deno ouviu gritos de socorro de banhistas. Ele explica que, embora os bombeiros estivessem próximos, tiveram que retornar à base, o que o motivou a agir imediatamente.

“Quando eles chegaram à base, aconteceu o afogamento. Eu nem tinha visto a vítima ainda, mas os amigos começaram a gritar e apontar onde ela estava. Foi nesse momento que peguei o bodyboard e fui em direção a ela. Ela se manteve calma o tempo todo, o que foi fundamental. Eu gritei para ela manter a calma e avisei que estava chegando”, relata Deno.

Após o resgate, Deno descobriu que a mulher é médica pediatra. Amigos da vítima enviaram mensagens contando que ela salva a vida de muitas crianças. “Fiquei muito feliz em saber que ajudei alguém que, diariamente, salva a vida de outras pessoas”, disse o surfista. O nome da médica não foi divulgado.

Este não foi o primeiro resgate realizado por Deno. Segundo ele, embora placas alertando sobre o perigo sejam comuns na região, algumas pessoas acabam ignorando os avisos.

“Certa vez, salvei uma mãe e uma filha, e foi muito gratificante. Já ajudamos muitas pessoas, e o projeto Surf-Salva é muito importante, pois permite que nós, surfistas, façamos parte desse processo e sejamos incluídos nas ações de prevenção e salvamento”, afirma Deno Rocha.

Surf-Salva

O projeto Surf-Salva, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM), é gratuito e tem como objetivo aproximar os surfistas da corporação, capacitando-os para agir em situações de afogamento.

Segundo o tenente Alexandre, coordenador da área pedagógica do projeto, “a finalidade é qualificar os surfistas para que possam salvar alguém no meio aquoso. Eles aprendem técnicas de abordagem e orientação, conseguem identificar uma possível vítima. Quebramos o paradigma existente e aproximamos os surfistas de nós, mostrando que estamos aqui para ajudar”.

O militar destaca que qualquer pessoa pode participar do curso e que a prevenção é a melhor forma de evitar acidentes. “É um curso prático, simples e importante. É aberto ao público, tanto para banhistas quanto para a comunidade em geral”, explica.

Alexandre ressalta ainda um problema cultural que prejudica a segurança. “Infelizmente, a cultura brasileira é muito difícil. Em alguns locais do estado, quando colocamos a placa de alerta, o barraqueiro vai lá e tira, achando que espanta clientes. Mas essas placas existem para proteger as pessoas”, afirma.

Ultimas Notícias

Relacionados

Divulgação

Prefeitura de Marechal Deodoro realiza Dia D de vacinação antirrábica neste sábado (25)

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria Municipal...

Pedro Júnior / Ascom Hospital Dr. Ib Gatto Falcão

Nutricionista alerta para os cuidados com o aumento da temperatura e o consumo de alimentos perecíveis

Com a elevação das temperaturas durante a primavera e a aproximação do verão, cresce a

Com a elevação das temperaturas durante a primavera e a...

Joédson Alves

Quatro milhões de pessoas terão de fazer prova de vida no INSS

Quatro milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão de fazer prova

Quatro milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social...

COM O BOCÃO O CENTRO VAI VOLTAR A SORRIR

Fez parte da sua campanha eleitoral vitoriosa, a revitalização do Centro Histórico de Marechal Deodoro

Fez parte da sua campanha eleitoral vitoriosa, a revitalização do...

PARABÉNS PREFEITO BOCÃO

Parabéns meu primo Bocão! Que o Sagrado Coração de Jesus Cristo continue iluminando os seus

Parabéns meu primo Bocão! Que o Sagrado Coração de Jesus...

|

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.