
Alguns usuários do Instagram relataram no Reddit que a rede social da Meta começou a liberar, aos poucos, a função de rolagem automática dos Reels — que dispensa a necessidade de deslizar o dedo para cima para passar para o próximo vídeo curto.
Ainda em fase de testes, o recurso já existe em plataformas concorrentes, como o TikTok, e faz com que a própria plataforma reproduza os vídeos em sequência, avançando ao próximo ao finalizar um Reel e gerando um consumo contínuo de conteúdo, sem interação manual.
A novidade torna a maratona de vídeos mais dinâmica e fácil, oferecendo também aos criadores a oportunidade de aumentar o seu alcance e a sua visibilidade. Para os usuários selecionados, o botão para ativá-la fica localizado no menu de opções dos Reels, ao lado de comandos como salvar e exibir em tela cheia.
Por mais que a função possa ser conveniente em algumas ocasiões, como assistir a vídeos enquanto realiza outras atividades ou descansa, a recepção dessa novidade tem sido bastante mista, como notado pelo Olhar Digital, com pessoas levantando preocupações sobre o impacto desse consumo passivo e o uso excessivo/prolongado de redes sociais.
Por essas razões, provavelmente, a rolagem automática de Reels ainda passará por algumas etapas de testes, análise e feedback dos usuários antes de ser anunciada oficialmente pelo Instagram. Mesmo em fase de testes, a sua liberação ainda deverá ser gradual para diferentes perfis e regiões, esquema já comum em novidades da Meta.
Caso a sua recepção seja negativa, é possível que o Instagram implemente também novas ferramentas internas de controle de conteúdo, como temporizadores ou lembretes para pausas, os quais podem reduzir os danos do uso prolongado — ou simplesmente desistir do recurso por completo.