Blog do Popa

SALÁRIOS: MARECHAL É A 2ª CIDADE QUE PAGA MELHOR EM ALAGOAS

Um retrato detalhado do mercado de trabalho formal revela os municípios com maiores salários em Alagoas. O levantamento, consolidado a partir de dados do IBGE (Cidades@) e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS/MTE), aponta os dez municípios mais bem posicionados e explica como a estrutura produtiva de cada um influencia a remuneração.

De acordo com observatórios econômicos, o ranking considera vínculos com carteira assinada e empregos estatutários, deixando de fora a informalidade — ainda muito presente na economia alagoana.

“O salário médio é um termômetro de desenvolvimento local. Ele revela onde há maior concentração de setores produtivos de maior valor agregado e de empregos que exigem maior qualificação”, destacam os analistas.

📊 Top 10 municípios com maiores salários em Alagoas

  1. Maceió – A capital lidera com folga. Com forte presença dos serviços, comércio estruturado, administração pública, saúde, educação e empresas de grande porte, concentra o maior número de vínculos de alta qualificação.
  2. Marechal Deodoro – O município industrial cresceu com o polo químico, indústrias de transformação e empresas ligadas à construção civil. O parque fabril impulsiona salários acima da média estadual.
  3. Pilar – Outro polo da Região Metropolitana, se destaca pela logística, proximidade com a capital e indústrias, principalmente nos setores de alimentos e materiais de construção.
  4. Penedo – No Baixo São Francisco, funciona como centro regional de comércio, serviços e administração pública. O turismo histórico-cultural também fortalece a economia local.
  5. Delmiro Gouveia – No Sertão, concentra indústria têxtil, produção de alimentos e comércio regional forte, além de abrigar grandes empregadores do setor energético.
  6. Palmeira dos Índios – Polo educacional, administrativo e de serviços na região Agreste, atrai mão de obra qualificada e mantém remuneração acima da média.
  7. Arapiraca – Segundo maior município do estado, se destaca pelo comércio, setor de saúde, universidades e crescente presença de serviços especializados.
  8. Coruripe – O setor sucroenergético e as usinas de grande porte são os principais motores da economia local, puxando os salários formais para cima.
  9. São Miguel dos Campos – Com forte presença industrial e agroindustrial, é também um importante polo de empregos formais no interior.
  10. Rio Largo – A proximidade com Maceió, a presença do aeroporto Zumbi dos Palmares e a logística tornam o município estratégico, atraindo empresas e empregos de maior remuneração.

“Polos industriais, cidades com administração pública robusta e centros regionais de comércio e serviços tendem a oferecer salários médios mais elevados”, conclui o relatório.

Reprodução

Por Tribuna Hoje com agências

Ultimas Notícias

Relacionados

Um homem identificado apenas pelo apelido de “Jhon Leno” foi vítima de uma tentativa de

Um homem identificado apenas pelo apelido de “Jhon Leno” foi...

O ministro da Defesa, José Múcio, disse que tem a preocupação de que a crise

O ministro da Defesa, José Múcio, disse que tem a...

O governo federal anunciou nessa quinta-feira (4) o programa Gás do Povo, que garantirá gás

O governo federal anunciou nessa quinta-feira (4) o programa Gás...

Não adianta polemizar, sem a carteirinha que comprove a algum cidadão que ele tem direito

Não adianta polemizar, sem a carteirinha que comprove a algum...

É COM PESAR QUE ANUNCIAMOS O FALECIMENTO DE MARIA HELENA, COMUNICAMOS AINDA QUE O VÉLORIO

É COM PESAR QUE ANUNCIAMOS O FALECIMENTO DE MARIA HELENA,...

plugins premium WordPress

|

Cookies & Privacidade

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.