
Presente no dia a dia da população de forma muitas vezes silenciosa, a Vigilância Sanitária, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), exerce uma série de ações fundamentais para a proteção da saúde pública.
O órgão atua em diversas frentes que vão desde a fiscalização de alimentos e medicamentos até o controle da qualidade da água para consumo humano.
O papel do serviço, segundo a legislação do Sistema Único de Saúde (SUS), é técnico, educativo e regulador, garantindo que normas sanitárias sejam respeitadas em diversos segmentos. Isso porque, a Vigilância Sanitária tem como principal objetivo garantir que normas e legislações sanitárias sejam cumpridas, prevenindo situações que possam colocar em risco a saúde das pessoas.
Por isso, segundo a gerente da Vigilância Sanitária Estadual, Ione Almeida, o serviço fiscaliza alimentos, medicamentos, cosméticos, saneantes, serviços de saúde, estética e educação. “Tudo que envolve consumo humano ou ambiente de uso coletivo passa, direta ou indiretamente”, pontua a gestora do órgão.
Ione Almeida esclarece, também, que o poder de polícia da Vigilância Sanitária é apenas administrativo, fundamentado na Lei 8080/90, Lei 6437/77, Lei 9782/99 e também no direito administrativo. “Esta ferramenta é essencial para atuação do estado é atribuída ao setor público para que o mesmo possa atuar garantido proteção da ordem pública, segurança, saúde, tranquilidade e outros interesses coletivos”, salienta.
Função Educativa
Além da fiscalização, a Vigilância Sanitária também tem uma função educativa, orientando estabelecimentos e profissionais sobre as boas práticas sanitárias. A atuação preventiva contribui para a redução de surtos de doenças, contaminações e outros agravos à saúde pública.
“Por isso é tão importante que a população entenda o que fazemos e nos ajude a fiscalizar e garantir ambientes mais seguros. Para isso, é possível entrar em contato conosco e denunciar situações em que podemos atuar para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, reforça a gerente da Vigilância Sanitária Estadual.
Ione Almeida reforça, ainda, a importância da atuação da Vigilância Sanitária para a qualidade de vida dos alagoanos. “O órgão é fundamental para garantir a segurança e a qualidade de produtos e serviços que afetam a saúde da população, ajudando a prevenir doenças e eventos adversos relacionados aos mesmos”, sentencia.
SERVIÇO
Alô Vigilância Sanitária Estadual
Fones: 3315-3779 /1487/ 1472/ 98752 2853 E-mail: visa.alagoas@gmail.com